quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Truck ou Carreta

Truck e Carreta

. hoje no meio rodoviário estamos acostumados a ver vários tipos de carretas diferentes tanto em especie(tipo de carga a ser transportada) e tamanho, nos primórdios do transporte a carreta era pouco usada  e se era usada era 1 eixo ou 2 eixos, mas oque predominava era o veiculo toco, caminhões como Ford marta rocha são exemplos desses caminhões. Isso foi a uns 60 anos a traz, quando os caminhões só levavam 10, 12 toneladas no máximo, em meados de 1965, 1966 as carretas começaram a predominar no cenário rodoviário, veículos como, FNM, scania L76 e MB LP , eram os mais propiciosos a puxar carretas com cargas que já tinham capacidade maior de carga, como 20 toneladas até suas 25, e após isso com a carreta 3 eixos se  passou a puxar de 25 a 30 toneladas como é hoje, os caminhões então ficaram com mais dificuldade pois o peso das cargas começou a aumentar, e foi ai que as empresas começaram a fabricar caminhões cada vez mais potentes, trazendo mais eficiência e mais desenvolvimento na estrada.  




scania 112, com carreta 3 eixos.






MB 1313 truck.











. Hoje vemos caminhões puxando carretas de 9 eixos, bi trens e rodo trens entre outros que puxam fácil suas 50 a 60 toneladas, mas vemos muito ainda os clássicos cavalo toco com carreta 3 eixos e ls e o veiculo truck, que são os precursores, e dentre isso surge a questão, qual vale mais a pena, qual da mais e tira menos, hoje é difícil você pensar isso pois os dois tem gastos muito amplos, ainda mais na atual situação do motorista, mas na minha visão é o seguinte, o truck, não tem gastos tão amplos quanto a carreta, pois no truck, os pneus, são até mais baratos, as peças, a economia mas, o veiculo truck tem uma redução de PBTC muito grande pois enquanto a carreta puxa suas 25 tranquilamente, o truck puxa 14 ou 15 e dependendo do caminhão pois o 1113 puxa no máximo 12500 toneladas.
. A carreta tem suas vantagens pois, o PBTC da carreta 3 eixos com cavalo toco é para 25 toneladas então a facilidade para arrumar carga é um pouco maior, porem, e esse porem é muito grande, os gastos praticamente dobram com a carreta, pois o custo das peças é maior, mais pneus, mais eixos no pedágio, são dois licenciamentos, o consumo é bem maior, pois, o truck faz em media, de 3 a 4 por litro, agora a carreta é 2 por litro ( digo na visão dos caminhões antigos pois, hoje os novos já bera seus 3,10 3,20 por litro), então é uma diferença muito grande.
. Cada um tem suas vantagens e desvantagens mais os dois são essenciais para o transporte.

. Aqui é o estradeiros da fortuna, uma boa viagens.

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