quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Scania ou Volvo

Scania ou Volvo

. Fan boy , é o apelido que se dá a um fã de alguma coisa, no meio estradeiro temos muito esse negocio de fan boy da volvo , fan boy da scania. ja viajei em varias marcas, o primeiro caminhão que andei foi um scania l 110 B da scania, atualmente ando de volvo modelo n10 ano 1986, porem , também ja andei de mercedez - benz uma 1630 ano 1994 , e digo na minha visão, o scania até hoje foi o melhor caminhão que andei, porem não é só o gosto que se visa, e sim as características beneficentes de cada caminhão.

Scania

. A scania é uma marca muito boa, ja engajou gerações com seus caminhões como o scania l 111 s o famoso jacaré, e também o scania jubileu e o scania 113 H um dos melhores caminhões ja desenvolvidos com uma manutenção muito boa em cima de um bom custo e uma economia muito boa, alem de seus 360 cavalos que desenvolvem muito bem na estrada, alem de seus muito conhecidos modelos V8 que são os classicos LK 140 e 141 os cabine avançada 142 e os serie 3 143.
. A scania sempre visou o conforto e a potencia então sempre foram caminhões de maior desempenho. 




acima, scania L 111 s.





. Mas nem tudo é alegria pois, a scania sempre foi famosa por quebrar muito , digo na questão do diferencial que utiliza o modelo ponta de eixo que é bem flagil comparado aos outros, e também a vida útil, pois bem rodado se faz com o scania 1 milhão e 200 mil e quantas as outras marcas passam de dois.
. Fora que os scania V8 sempre tiveram má fama no meio dos motoristas, pois, quando começou a ser produzido os primeiros LK eles eram novos e era só rodar, mas com o passar do tempo , os defeitos começam a aparecer pois, na Europa com temperaturas mais baixas esses caminhões não tem problema com temperatura agora em um  ambiente onde 30 graus é na maioria das vezes normal nas chapadas beram os 40 graus, a temperatura desses caminhões estorava trazendo um super aquecimento e muitas vezes causando problemas para os cabeçotes. Fora que o motor V8 é muito forte mas um dos maiores problemas dele é isso pois se o motorista não cuida ou não é de fazer a manutenção é um motor que fica '' banhado de óleo''' pois as juntas vão para lona pois é muito torque, sem falar que os V8 não tiveram o cambio e o diferencial produzidos especialmente para essa força, o trem de força dos V8 é o mesmo do motor comum 6 cilindros então é uma força totalmente diferente, então é mais propicio a quebrar mais rápido.
. Essas são vantagens e desvantagens da scania, mas não deixa de ser um ótimo caminhão pois hoje a tecnologia é muito mais aprimorada com maiores potencias com motores menores e mais econômicos, sem falar no cambio que hoje é automático que traz muito mais desenvolvimento e conforto na estrada.

Volvo

. A volvo está no Brasil desde 1979 mas só começou sua produção em 1981 com o modelo volvo n10 apelidado de budoguinho esse caminhão já estava meio que ultrapassado na época em questão de potencia e conforto, mas a sua durabilidade e robustez logo fez ele se tornar uma das marcas mais bem faladas do mercado, pois era um caminhão para qualquer negocio enquanto os scania 112 perdiam diferencial nos atoleiros da transamazônica os n10 entravam na cara e na coragem pois são caminhões de força e brutalidade enormes, alem da força do diferencial ele ainda tinha bloqueio que é o sistema que as rodas tracionam juntas e isso era de tamanha utilidade nas pistas mais debilitadas, e também um cambio ZF 16 marchas que também é pura força ou seja, era um hulk em pessoa, ela tem modelos que marcaram gerações como o volvo n10 turbo, o volvo n10 intercooler, o volvo nl10 power 280 , power 340 e power 400 alem tambem dos janelões 310, 340, 360, 410 e também o volvo nl12 que é o edc, que foi fabricado até 1999, com o modelo gold que é muito conhecido pelos 410 cavalos e pela sua beleza tendo a pintura ouro.





Volvo n10 turbo 2.



. Mas di novo nem tudo é alegria, pois, a volvo faz 2 milhões de km ou mais pois a sua força as sua peças são bem resistentes , mas também ai que mora o problemas, pois os motores da volvo são motores de uma passagem, pois uma vez usados, tem que ser feito tudo 100 porcento cabeçote é uma passagem só, turbina , bomba , bico é só uma passagem , enquanto a scania tem uma flexibilidade maior quanto a isso pois o cabeçote da pra utilizar 2 vezes a turbina também, a bomba da pra leva um pouco mais também, então não é uma porrada de gastos de uma vez, tem até um ditado que diz que '' quando o volvo quebra, quebra duas vezes, o caminhão e o dono''.
. É um caminhão muito fraco também pois enquanto nos anos 80 você tinha a scania 112 que era um digamos assim trovão pois tinha pra época um torque muito forte, o volvo já não era bem visto nesse qui sito pois sempre foi um caminhão fraco , aquele que as  duas mão nunca ficam no volante , porque uma fica na marcha e a outra no volante.
. Mas é um ótimo caminhão , pois na sua vida quando está na manutenção boa, ele não da nenhuma dor de cabeça.
. Hoje a volvo tem uma linhagem de caminhões muito bons, os FH são caminhões de boa fama e desempenho, com potencias bastante variáveis, você tem o modelo FM de 340, 360 cavalos até us FH de 620 cavalos, então é uma marca que te da varias opções de escolha na hora de adquirir seu pesado. Também são equipados com cambio automático dando maior desenvolvimento no transporte.


Bem é isso, nada é melhor ou pior ambos tem vantagens e desvantagens mas são ótimos caminhões, aqui é estradeiros da fortuna, boa viagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário